MODA
NOTÍCIAS NA REDE
1
BLOGS
A androginia toma conta da moda! A blogueira mineira Lilian Pacce, conta um pouco como surgiu essa onda andrógina na moda e na diversidade de gêneros.
2
COMUNIDADE TRANS NO YOUTUBE
O assunto transgênero começa a deixar de ser um tabu, e é abordado de forma simples, direta e com muito humor no Canal das Bee, Para Tudo e Mandy Candy.
3
3
Conversamos com a Sônia Pinto, que desfilou sua coleção masculina outono/inverno no último Minas Trend, o maior evento de moda do estado.
ENTREVISTA
A androginia é expressão certa no mundo fashionista. No ínicios da década de 20 por exemplo, a estilista Coco Chanel investiu em suas coleções, roupas que até então, eram desenhadas exclusivamente para homens. Cortes retos e marcados apareceram em terninhos, gravatas e calças, feminias, peças que começaram a despensar os detalhes, rendas e cores básicas que permeavam suas coleções.
As mulheres entao começaram a descobrir na seção masculina peças estilizadas, mais modernas e despojadas do que os românticos vestidos de detalhes, flores e rendas.
Já no universo masculino essa distinção de genêros aflorou na moda nos anos 70. A expressão do comportamento, que se consolidou como uma plataforma de manifestação contra o sistema, uma revolução cultural. A década de 1970 lançou o primeiro movimento antimoda, fazendo com que as tendências da rua, fossem assimiladas para a passarela e não mais ao contrário. Foi nos anos 70 que o cantor David Bowie com seu Glam Rock e seu personagem andrógino, Ziggy Stardust, inspirou outros homens a se arriscarem mais na moda. Eles começaram a usar cor novamente e colocaram no armário peças amarelas, lilás, douradas e vermelhas algo que não era comum desde os anos 20.
Foi nessa época também o início das peças unissex, ou seja, peças feitas para serem usadas pelos dois seres, como por exemplo, a famosa calça boca de sino. As tendências modiastas vão e voltam, e a calça boca de sino agora volta como calça flair e está super em alta no guarda roupa feminino. Ao visitar as famosas lojas de departamentos, é cada vez mais comum encontrarmos homens na seção feminina, atrás da calça skinny perfeita ou de peças mais ajustadas e coloridas.
A inversão de papeis sociais seria responsável pela quebra de tabus. Mulheres são chefes de família, capitãs de indústria e até mesmo presidentes de grandes empresas. Enquanto isso, é comum ver os homens cada vez mais assumindo funções consideradas femininas, como o cuidado com os filhos e administração da casa, incluindo a cozinha. A moda é um fenômeno socioeconômico e cultural responsável por simbolizar as particularidades de uma determinada época.
Aborda e abrange vários genêros e tipos, ela quer e precisa representar todas as vertentes e está sempre em movimento. Entender a androginia apenas como expressão, para a anulação total do “para meninas” e “para meninos” é um longo caminho.

4
BINÁRIO E UNISEX
ANDROGINIA E MODA
NA MESMA SINTONIA
Saímos às ruas para saber qual peça de roupa feminina os homens usariam, e qual peça masculina as mulheres usariam.
Inspire-se!

Kate Moss por Alasdair Mclellan | Another Magazine Fall 2014

Portrait | Malte Paulsen by Saverio Cardia

W Magazine August 2011| Tilda Swinton por Tim Walker

Vanessa Moody por Camilla Akrans para Vogue Alemanha 2015

Vogue US Dezembro 2013| Edie Campbell por Tim Walker

Emma stone by Mario Testino para Vogue julho 2012


Vogue Paris Setembro 2014 | Mica Arganaraz por David Sims

SOCIAL