De Corpo e Alma Andrógino
Exposição fotográfica questiona nitidez de gêneros
Evento trouxe modelo andrógino como protagonista
A exposição “De Corpo e Alma Andrógino”, realizada no dia 23/06, reuniu alunos e professores do UNIBH – Campus Estoril, no Bloco B6. A iniciativa, desenvolvida pelos integrantes do projeto “Androginia - Transgressão da Heteronormatividade Binária”, é um dos produtos transmidiáticos criados para a disciplina Trabalho Interdisciplinar de Graduação (TIG) do Módulo 3A de Jornalismo, cujo tema no primeiro semestre de 2016 é “Jornalismo Trans – uma abordagem transmídia sobre a temática transgêneros”.
Com o objetivo de promover uma reflexão acerca dos valores androgínicos como forma de vivência em plena sociedade heteronormativa binária, a mostra expôs imagens do ensaio fotográfico produzido por Jana Simão com o modelo andrógino Renatho Martins. As fotos buscaram explorar, de maneira natural e provocativa, as características masculinas e femininas em um único ser. A sessão fotográfica, na qual o andrógino posou com visuais que variam do estilo “cool” até o esotérico, foi ambientada no Parque Lagoa do Nado, na região Norte de Belo Horizonte.
Além das fotografias, o público conferiu curiosidades em cartazes sobre o universo andrógino, como por exemplo, famosos adeptos da tendência no âmbito da moda e da música. Houve ainda uma curadoria com a equipe responsável pelo projeto, que apresentou o caráter conceitual da exposição e abordou brevemente sobre o histórico da androginia. Estudantes do UNIBH receberam folders instrutivos que caracterizam o fenômeno. Por fim, foi feito um sorteio entre os participantes da mostra, que como forma de agradecimento, premiou os vencedores com uma deliciosa e decorada caixa cheia de chocolates.
Presença VIP
O modelo Renatho Martins, principal “estrela” do evento, também marcou presença e chamou a atenção dos espectadores ao exibir pessoalmente a aparência ambígua. O estilo do andrógino surpreendeu as pessoas presentes e rendeu diversos elogios. Além da admiração, teve gente que se mostrou curiosa e interessada em conhecer a natureza andrógina vivenciada por Renatho, que interagiu e conversou com todos.
Satisfeito com o retorno do público em relação ao trabalho, o modelo agradeceu e se disse surpreso com as manifestações de carinho que recebeu. “Foi maravilhoso participar desse projeto! Ouvir as pessoas me elogiando levantou a minha autoestima”, descreve.












Renatho Martins premia alunos do UNIBH: Flávia (Eng. Civil), Jéssica (Eng.Química), Daniely (Eng.Civil) e Eduardo (Geologia), pela participação na exposição “De Corpo e Alma Andrógino”
Modelo interagiu e conversou com o público sobre a identidade andrógina
Curadoria orientou espectadores pela exposição
Exposição fotográfica apresentou o andrógino através do caráter imagético
Fotos Wellington Barbosa
Fotos Wellington Barbosa
Fotos Wellington Barbosa

Organizadores do evento em confraternização com Renatho Martins
SOCIAL